Entidade organizadora

O gabinete da SKA Organisation (SKAO) é responsável por coordenar as atividades globais de índole científica e da engenharia, de avaliação dos locais, de operações e de disseminação pública do projeto,

Sede da SKA Organisation

Sede da SKA Organisation, no Jodrell Bank Observatory perto de Manchester no Reino Unido, com o Telescópio Lovell em pano de fundo.
Fonte: SKA, R. Millenaar (ASTRON/SKA)

Em 2012, foi tomada uma das decisões mais assinaláveis para a ciência contemporânea com a opção de co-localizar o telescópio do SKA em desertos na África do Sul e na Austrália. O caráter único deste projeto irá testar os limites da engenharia e ambição científica durante a próxima década.

Em 2013, a sede da SKA Organisation passou a ser situada num edifício igualmente único, que passou a albergar a equipa encarregue pela gestão da construção, do design e dos resultados científicos deste inovador telescópio.

Diante de individualidades locais e mundiais, cientistas e engenheiros, a sede internacional do SKA foi inaugurada pelo Ministro do Ensino Superior e da Ciência do Reino Unido, David Willetts.

The Opening Ceremony of the SKA Organisation HQ

Momento da inauguração da sede do SKA Organisation em abril de 2013.
Fonte: SKA Organisation

A sede do SKA Organisation, com vista para o icónico Lovell Telescope no Jodrell Bank Observatory situada nos arredores de Manchester, no Reino Unido, é o hub central de controlo da equipa mundial que durante a próxima década irá construir o maior radiotelescópio à face da Terra.

O sofisticado edifício foi financiado pela Universidade de Manchester e é uma instalação de topo a nível mundial, que de futuro irá albergar até um máximo de 60 membros do staff, incluindo cientistas e engenheiros convidados.

Concebido pelos arquitetos Fielden Clegg Bradley e construído pelo John Turner Construction Group, o edifício recorre a numerosas soluções de engenharia da Capita Symonds conhecidas por serem amigas do ambiente, assegurando um reduzido impacto ambiental. A luz natural provém da enorme fachada de vidro, sendo que o gabinete de arquitetura empenhou-se para que a ventilação, energia elétrica e o sistema de aquecimento possuíssem a maior eficiência energética possível.

Construído em apenas 6 meses, o gabinete da SKA Organisation é utilizado desde Novembro de 2012, quando a equipa se mudou do Alan Turing Building, na Universidade de Manchester.

Consulte a notícia de inauguração da sede da SKAO aqui.

Também nesta secção