Cronograma

Conheça o cronograma do SKA, a sua evolução, como é que o passado influencia o presente, e quais os planos para o futuro!

O SKA foi originalmente concetualizado em 1991 por um grupo de trabalho internacional, e estabelecido em 1993. Isto levou à assinatura do primeiro Memorando de Acordo em 2000. Nos anos que se sucederam deram-se rápidos desenvolvimentos consideráveis, que levaram em 2006 à criação da primeira lista de potenciais localizações para o telescópio.

Tudo isto culminou com o começo do PrepSKA em 2008, o que levou a SKA Organisation a tornar-se uma entidade legal em 2011, e no ano seguinte foram definidos os locais que em breve irão acolher o telescópio. Durante 2013 foram abertas as candidaturas a propostas, e as recebidas foram alvo de avaliação e de orçamentação.

A Fase1 irá decorrer entre 2018 e 2023, tempo em que será construído um conjunto de telescópios de baixa e média frequência, capazes de recolher os primeiros dados científicos. A Fase2 contará com a instalação de antenas de alta frequência, que podem atingir frequências até 20GHz.

A infografia seguinte representa alguns pontos chave para a evolução do SKA. Para conhecer a Fase1 com mais detalhe, pode ainda consultar o Diagrama de Gantt.

 

SKA-cronograma

Também nesta secção