Indústria local

O SKA está classificado como de alta prioridade no recentemente publicado Roteiro de Infra-estruturas de Relevância Estratégica, através de uma nova infra-estrutura ‘Enabling Green E-Science for the SKA’ (ENGAGE SKA).

ENGAGE SKA

Logo oficial da Infra-estrutura ‘Enabling Green E-Science for the SKA Portugal’

O ENGAGE SKA é constituído pelo Instituto de Telecomunicações, Universidade de Aveiro, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Universidade de Évora e Instituto Politécnico de Beja e é assistido por um consórcio industrial com competências na área das Tecnologias da Informação, Comunicações e Electrónica, Energia e Infra-estruturas e Espaço e Defesa.

A indústria Portuguesa desde cedo se associou ao SKA, contribuindo activamente na procura de soluções avançadas que respondessem aos desafios de engenharia colocados pelo Design do projecto nesta fase de Pré-Construção. O Design do SKA segue os princípios da Engenharia de Sistemas, encontrando-se subdivididos em Sistemas governados por Consórcios internacionais academia-indústria. Durante a fase de Pré-construção, o envolvimento português estende-se a diversas atividades de especificação do projeto.

O consórcio Português conta com a participação do pólo de competividade TICE.PT e de empresas como a Active Space Technologies, Critical Software, Martifer Solar, Portugal Telecom, LC Technologies, Coriant, Visabeira, entre outras PMEs.

O ENGAGE SKA é apoiado pelas Comissão de Coordenação Regional do Centro, Comissão de Coordenação regional do Norte, Comissão de Coordenação Regional do Alentejo e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Logotipos de entidades que apoiam o EngageSKA

ENGAGE SKA é membro de:
SKA Telescope Manager Consortium (SKA-TMC) liderado pelo NCRA (Índia), coordenando a “Infraestrutura TM Local”, com a participação activa da Critical Software; do SKA Dish Consortium (SKADC) liderado pelo CSIRO (Austrália), coordenando a integração dos receptores de Pixels únicos nas Bandas 3,4,5 nas antenas SKA-África do Sul, com a LC Technologies, Active Space Tech e Critical Software; o INFRA-SKA Consortium liderado pelo SKA-SA (África do Sul), contribuindo com engenharia de sistemas de energia e Design de soluções de SmartGrid e Energia Renovável, com a Martifer Solar e Critical Software; dos Consórcios SKA Signal and Digital Transport (SADT) e Processamento de Dados em Software (SDP) liderados pela Universidade de Manchester e pela Universidade de Cambridge, com contribuições sob Non Disclosure Agreement da Visabeira Global, Portugal Telecom Cloud & Data Center e Coriant. Está igualmente envolvido num programa de tecnologias avançadas, o Aperture Array MID Consortium Frequency (AAMID), com a Martifer Solar, Active Space, Critical Materials.

Estas competência tem sido reconhecidas por visitas de responsáveis do SKA a empresas nacionais. Em Junho de 2014, uma delegação do SKA Austrália, com o Director Antony Schickel e Stephen Negus da Aurecon visitaram a Martifer Solar, numa mostra de tecnologias da Martifer e Critical Software, e o Data Center da Portugal Telecom na Covilhã. Estiveram presentes a Active Space Tech, a Visabeira e a Comissão de Coordenação Regional do Centro e a AICEP. Vídeo da visita [youtube]

logos_composito_engageska_v2015