Imprimir esta página

Mini-site local do SKA promove a divulgação do projeto junto dos falantes de português

O SKA está classificado como de alta prioridade no recentemente publicado Roteiro de Infraestruturas de Relevância Estratégica, através de uma nova Infraestrutura ‘Enabling Green E-Science for the SKA’ (ENGAGE SKA). Com este importante marco, o ENGAGE SKA agrega as contribuições e parcerias de Universidades e Indústria participando nos Consórcios do SKA, e acelera o planeamento para que Portugal se torne membro do SKA.

ENGAGE SKA

Imagem oficial da Infraestrutura ‘Enabling Green E-Science for the SKA Portugal’

O mini-site português do SKA abre uma nova janela para os últimos desenvolvimentos, acontecimentos e notícias do SKA em português. Isto permitirá difundir em Português os esforços internacionais do SKA e as contribuições nacionais, de modo a chegar junto dos falantes de Português no Mundo.

Segundo Domingos Barbosa do Instituto de Telecomunicações em Portugal, o “ENGAGE SKA é uma plataforma colectiva capacitando para a E-Ciência Sustentável do SKA, e promove a capacitação da excelência científica e a sustentabilidade da participação Portuguesa no SKA tendo a radioastronomia como Laboratório Aberto à Inovação.”

O ENGAGE SKA promove os conceitos das Tecnologias de Computação e Informação e Telecomunicações para a radioastronomia, é considerado um plano principal de radioastronomia, sendo apoiado pela FCT, CCDR-Norte e CCDR-Alentejo.

O ENGAGE SKA é constituído pelo Instituto de Telecomunicações, Universidade de Aveiro, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Universidade de Évora e Instituto Politécnico de Beja. É apoiado pelo TICE.pt e por um Consórcio Industrial do qual fazem parte várias empresas, como a Martifer Solar, Critical Software, Visabeira Global, Active Space, Coriant, PT, LC Tech, entre outras PMEs.

logos_composito_engageska_v2015